Apresentação



          Algumas das grandes preocupações da sociedade atual podem ser observadas através dos acontecimentos recorrentes devido às alterações no clima, ondas de calor, maremotos, terremotos, entre outros, são cada vez mais frequentes nos quatro cantos do planeta. A queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo são uma das principais causas por essas alterações no clima, isso devido ao lançamento na atmosfera de diversos compostos químicos prejudiciais ao meio ambiente, dentre eles, o mais conhecido dióxido de carbono (CO2), um dos grandes responsáveis para o aquecimento do planeta.
            O consumo, muitas vezes desnecessário, da energia elétrica também é um dos fatores que contribuem diretamente nas mudanças em nosso clima, nos últimos anos o consumo de energia vem aumentado significantemente, e o mais preocupante é que esse consumo tende a aumentar. Segundo o relatório divulgado pela petrolífera Exxon Mobil o consumo de energia mundial crescerá cerca de 35% até 2030, isso devido a demanda que será impulsionada pelo rápido crescimento de países que não integram a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), como China e Índia (R7, 2011). Vale ressaltar que 81% da matriz energética mundial são constituídas por energias fósseis (Gráfico 01), o que agrava ainda mais esse quadro.

           Algumas das possíveis soluções para a reversão deste quadro podem ser facilmente encontradas através das energias renováveis, como a energia dos ventos, a energia do sol, a energia do mar, entre outras, essas, fontes inesgotáveis de energia, sendo algumas delas largamente abundantes em algumas regiões do planeta, inclusive no Brasil.
             Com base nesse breve contexto é apresentado nesse trabalho o desenvolvimento do redesign de uma luminária para espaços públicos como praças e jardins, no qual é utilizada a energia solar fotovoltaica como fonte renovável de geração de energia elétrica e a atribuição de componentes que não agridam o meio ambiente. O projeto é baseado na metodologia de Lourenço Jr, no qual aborda cinco pontos que se inter-relacionam, sendo eles: Estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície, onde são apresentados pontos como pesquisas junto aos usuários, pesquisas de mercado, detalhamento técnico para construção do modelo e por fim a construção do protótipo.


Fontes:

R7, Consumo mundial de energia crescerá 35% até 2030, disponível em: <http://noticias.r7.com/economia/noticias/consumo-mundial-de-energia-crescera-35-ate-2030-20100205.html> acesso em 11/11/2011


REN21, Relatório de Status Global. Disponível em: <http://www.ren21.net/REN21Activities/Publications/GlobalStatusReport/GSR2011/tabid/56142/Default.aspx> acesso em: 22/07/2011.